quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Desmatamento em Guapimirim


A derrubada de árvores nativas da Mata Atlantica, no Condomínio Bosque da Cambucás, localizado na Av. Dedo de Deus, próximo à Secretaria de Meio Ambiente de Guapimirim, demonstra o pouco caso das autoridades com a preservação do meio ambiente.

É uma repetição do ocorrido na Estrada da Concódia, onde motivou a exoneração do Secretario de Meio Ambiente.

Nossa área florestal está sendo reduzida. Vamos vigiar, e alertar as autoridades.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Comperj: Geração de Empregos


Um dos principais empreendimentos da história da Petrobras, o Comperj marca a retomada da companhia no setor petroquímico e vai transformar o perfil socioeconômico de sua região de influência.
O Comperj tem o início de operação da sua primeira fase previsto para o final de 2013, com capacidade de processamento de 165 mil barris de petróleo por dia. Na segunda fase, prevista para 2018, será atingida capacidade total de 330 mil barris de petróleo por dia. As Unidades Petroquímicas têm início de operação previsto para 2017 e produzirão produtos petroquímicos básicos (eteno, propeno, benzeno, p-xileno e butadieno) e produtos petroquímicos associados (estireno, etilenoglicol, polietilenos, polipropileno entre outros). Serão produzidos, pela Refinaria, diesel, GLP, querosene, nafta, óleo combustível, coque e enxofre a fim de suprir o mercado nacional e fornecer matéria-prima para as Unidades Petroquímicas.As obras de terraplenagem foram concluídas e as obras de construção e montagem das principais unidades de Refino foram iniciadas, com destaque para as unidades de Destilação Atmosférica e à Vácuo, Coqueamento Retardado e Hidrocraqueamento.Geração de empregos - Estima-se que o Comperj vai gerar um total de mais de 200 mil empregos diretos, indiretos e por “efeito-renda”, durante os cinco anos da obra e após a entrada em operação; todos em escala nacional. Para atender a essa demanda, a Petrobras, em parceria com as prefeituras, implantou o Centro de Integração, abrangendo todos os municípios do entorno do Complexo Petroquímico (Itaboraí, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Niterói, Maricá, Magé, Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá). O objetivo é capacitar cerca de 30 mil profissionais da região, em 60 tipos de cursos gratuitos. Desse total, 82% serão em nível básico, 17% em nível técnico e 1% em nível superior.
Além de promover a capacitação de fornecedores locais, a qualificação profissional e o empreendedorismo na região de entorno, a Petrobras contempla os municípios da área de influência do Comperj com apoio a projetos sociais, de educação ambiental e de valorização da cultura local.
Para o planejamento, detalhamento e coordenação de ações e investimentos voltados a saneamento, transporte, habitação e serviços sociais básicos, foi firmado Acordo de Cooperação entre a Petrobras, o Ministério das Cidades, o BNDES e a Caixa Econômica Federal, com a interveniência do Ministério de Minas e Energia, para viabilizar a atuação articulada desses órgãos na região.
Fonte: Petroquímica Petrobrás 31/01/2011.
Devemos ficar alerta para que este desenvolvimento econômico signifique progresso social, cultural e econômico de nossa Guapimirim.
Paulo MICENA.